O salário mínimo espanhol atinge assim os 900 euros. Este aumento resulta de um acordo entre o governo espanhol, que não tem maioria no parlamento, e o partido Podemos para que o Orçamento do Estado para 2019 seja aprovado.
O acordo foi assinado esta quinta-feira e traduz um aumento de mais de 164,10 euros por mês a partir de 2019, ou seja um aumento de 22%. O atual salário mínimo em Espanha é de 735 euros pago em 14 meses (ou 850 pago em 12 vezes), explica o El País.
Enquanto Pedro Sanchez, primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, defendia a subida do rendimento mínimo para 850 euros mensais, Pablo Iglesias, líder do Podemos, exigia que o valor fosse 1.000 euros. Os 900 euros mensais assinados no documento resultam de uma cedência de ambos os partidos depois de horas de reunião para fechar o acordo
Para além disso está também incluído no documento assinado uma subida de 3% nas pensões mínimas e não contributivas.
Como é que os restantes salários vão acompanhar este aumento é algo que ainda não foi esclarecido, pois quem ganhava actualmente 900 euros mensais em Espanha, passa desta forma a ganhar o salário mínimo, ou seja, efectivamente viu o seu salário reduzido.