Carrinha Audi atinge 378km/h na auto-estrada, e gera intenso debate nas redes sociais!

Este vídeo está a dividir opiniões entre os que dizem que é montagem, e os que afirmam ser real, mas existe uma explicação! O vídeo que um condutor de uma Audi RS6 fez na Autobahn alemã tem sido motivo de grande debate nas redes sociais, e tudo porque a maioria das pessoas acha que é montagem, que o vídeo é falso, e que é impossível a carrinha em questão conseguir atingir tamanha velocidade.

Vamos por partes, a Audi RS6 do vídeo não está de origem, como seria de esperar…a carrinha é amplamente conhecida no universo dos “petrolheads”, e veio-se a saber por “portas e travessas” que tem para cima de 1000cv. Ora se pensarmos que de origem tem 600cv e que atinge bem para cima dos 300km/h, estamos a falar de quase o dobro da potência, será mesmo que não atingirá os 370km/h, mais coisa menos coisa?

Na maioria dos tópicos que temos lido sobre o assunto, um dos argumentos mais utilizados pelos cépticos, é o facto de o Buggati Veyron ser um dos carros mais rápidos do mundo na actualidade, atingindo os 407km/h. À primeira vista pode até parecer que o Buggati Veyron é um carro muito mais aerodinâmico que uma Audi RS6, no entanto o italiano tem um coeficiente de arrasto de .36 Cd, praticamente o mesmo que um Cadillac Escalade, e é por isso mesmo que precisa dos 1001cv para atingir a velocidade de 407km/h, pois se fosse mais aerodinâmico não precisaria tanta potência para lá chegar.

Por outro lado, e embora os nossos olhos nos enganem nessa matéria, o coeficiente de arrasto de uma Audi RS6 é inferior ao do Veyron, a carrinha alemã tem um “drag coefficient” de .35 Cd, significa isso que em teoria, precisa de menos potência que o Veyron para atingir a mesma velocidade. Outros factores como o peso, a suspensão, ou o facto de os pneus aguentarem ou não essa velocidade não podem ser retirados da equação, mas também estamos a falar de uma diferença grande ainda, dos 378km/h para os 407km/h são 29km/h de diferença, o que pode parecer pouco mas a estas velocidades para se conseguir vencer a “barreira do vento” e ganhar mais 5km/h é preciso muito!

Gostava de começar por dizer que os traços pintados na estrada não obedecem a nenhum standard, e podem ter vários comprimentos, e espaçamentos diferentes, por isso não servem de referência. A velocidade a que os outros veículos “passam” também não nos serve de muito, pois não sabemos a que velocidade circulam…sabemos no entanto que em vídeo a velocidade parece sempre menor do que a experiência real, e isso você pode experimentar. Experimente ir a uma determinada velocidade na AE e filme, depois visualize o vídeo em casa e verá que aparenta ir bem mais devagar!

Vários factos foram apontados pelos que defendem que o vídeo é verdadeiro. Talvez a explicação mais simples e mais fácil de confirmar, de todas as que vimos, seja esta:

Repare na placa a indicar a saída para o parque 1000 metros à frente:

Agora repare na placa seguinte, a indicar a saída para o mesmo parque, 500 metros à frente:

No exemplo acima, e analisando o vídeo, podemos concluir que a carrinha transpôs 500 metros em 5,0 segundos, o que dá uma velocidade média de 360km/h, isto quando no velocímetro ia a marcar entre 364km/h e os 372km/h. O erro de velocímetro existe, embora seja mínimo, e é de salientar que só conseguimos encontrar a velocidade média pois a carrinha ainda ia a ganhar velocidade, e não seguia a uma velocidade constante. Cálculo: (3600/5/2(500m)=360km/h)

Um outro factor que um utilizador chamou a atenção foi o facto dos pinos na Alemanha estarem separados por 50m de forma standard(não conseguimos confirmar…), então o que ele fez foi contar 20 desses pinos para perfazer 1000 metros, concluiu que a Audi demorou 10 segundos nesse trajecto, e depois utilizou a mesma forma de cálculo: (3600(segundos de 1 hora)/10=360km/h)


(Este método é mais difícil de confirmar dada a pouca qualidade do vídeo, é no entanto possível confirmar num computador, recorrendo a um programa de vídeo avançado)

Um outro utilizador deu-se mesmo ao trabalho de recorrer ao Google Maps e verificar a distância entre 2 das pontes que se vêm no vídeo, nas coordenadas 50.012665, 8.594134 e 49.997641, 8.597731 e concluiu que a carrinha percorreu 1700 metros em 17.5 segundos, o que ainda assim significa uma velocidade média acima dos 350km/h. Este último método peca por ser o trajecto mais longo, e portanto o menos fidedigno visto durante os 1700 metros em questão a carrinha ir constantemente a ganhar velocidade, o que diminuiu a velocidade média obtida.

Uma coisa sabemos, seria preciso uma produção cinematográfica para “aldrabar” um vídeo desta forma, seria preciso alterar o velocímetro, e todas as placas de sinalização que constam no vídeo…não era impossível, mas não era fácil! Com recurso às placas e às explicações que temos lido, concluímos que o vídeo é verdadeiro! Difícil de acreditar que uma carrinha atinja esta velocidade…sim, mas verdadeiro!

E a sua opinião, qual é? Deixe-a nos comentários!

COMPARTILHAR