O Governo conta amealhar mais de 3 mil milhões de euros em 2019, com taxas, multas, juros e outras penalidades, conforme está inscrito no Orçamento de Estado para o próximo ano. Trata-se de um crescimento de 15% relativamente a este ano.
O Jornal de Negócios fez as contas às taxas e taxinhas que o Governo espera cobrar no âmbito da proposta de Orçamento de Estado para 2019 (OE2019), e concluiu que os portugueses vão pagar mais de 3 mil milhões de euros neste capítulo.
Estamos perante um aumento de 15%, de acordo com a mesma publicação. E entre as taxas com que o Governo mais espera obter dividendos estão os impostos sobre os combustíveis.
A proposta de OE2019 não prevê alterações no imposto petrolífero (ISP), mantendo-se os valores deste ano. Contudo, há previsões de que a taxa de carbono, que está indexada aos preços dos leilões de licenças de CO2 no mercado europeu, vai subir.
O impacto previsto nos preços dos combustíveis ronda um cêntimo por litro.
O Governo conta arrecadar em 2019, mais 211 milhões de euros com o ISP, onde a taxa do carbono é incluída. Trata-se de um aumento de 6% em relação a 2018, como constata o Observador.