O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação intensa e ventos fortes a partir do final da tarde deste sábado, em especial no litoral Norte e Centro e terras altas, devido à passagem da depressão “Amelie” pelo nosso país.
A depressão “Amelie” deverá passar por Portugal continental já este fim de semana até segunda-feira, dia 4 de novembro. Às 21 horas desta sexta-feira, a depressão encontrava-se centrada a sul da Islândia e em deslocamento para leste-sudeste, em direção ao Golfo da Biscaia.
De acordo com o comunicado emitido pelo IPMA, a depressão Amelie deverá passar em Portugal continental, prevendo-se a ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final da tarde desde sábado no litoral Norte e Centro e nas terras altas.
A acumulação de precipitação não deverá ser suficiente para atingir valores correspondentes ao aviso amarelo, no entanto, as rajadas de vento máximas nas terras altas poderão alcançar intensidades até 90 km/h. Este valor está no limiar mais baixo do aviso amarelo, mas pode vir a ser emitido esse aviso para as respectivas regiões.