Quem se peida demasiado é responsável por cerca 40% do aquecimento global. Sim, os gases que libertas para a atmosfera são uma enorme fonte de poluição. Isso porque as flatos contêm metano (CH4), que contribui para o agravamento do efeito estufa.
Especialistas dizem que a flatulência dos ruminantes (vacas,girafas, veados e outros) é o terceiro factor para agravamento do aquecimento global com 16% das emissões de gases-estufa, se a isso juntarmos os dados da população em geral (que libertam menos quantidade de cada vez, mas que são em muito maior número que os animais), fica claro que cerca de 40% do aquecimento global é culpa dos peidos.
Foi o que concluiu um estudo patrocinado pela NASA e que foi publicado na Carbon Balance and Management, onde revelam que o CH4 é 23 vezes mais danoso que o dióxido de carbono (CO2).
“Uma pessoa emite cerca de 700 mililitros de gases por dia. Desse total, 360 mililitros são de hidrogênio, 68 de dióxido de carbono e 26 são de metano”, afirma o gastroenterologista Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP.
Multiplicando essa quantidade por 7.7 biliões de humanos na terra, fica fácil de entender que é melhor dizeres aquele teu amigo que passa o dia a soltá-los, para os segurar de vez em quando, pela saúde do planeta.