Primeira-ministra da Finlândia: “Semana de trabalho passa a 4 dias, e 6 horas de trabalho por dia”

A primeira-ministra da Finlândia quer reformular a legislação laboral do país para que a semana de trabalho passe a ter só quatro dias, de forma a que os trabalhadores possam passar mais tempo com as suas famílias.

Sanna Marin, que aos 34 anos de idade é a chefe de Governo mais nova do mundo, falava no final da semana passada num evento de aniversário do Partido Social Democrata finlandês quando apresentou a proposta ao país.

“Penso que as pessoas merecem passar mais tempo com as suas famílias, os seus entes queridos, os seus passatempos e outros aspetos das suas vidas, como a cultura. Isto podia ser o próximo passo para nós em termos de vida profissional”, afirmou.

Ao mesmo tempo, a primeira-ministra finlandesa pretende reduzir o dia de trabalho para seis horas, em vez das actuais oito.

Atualmente, as oito horas de trabalho diário e a semana de cinco dias são o padrão laboral no mundo ocidental, embora outras soluções tenham sido testadas em vários países.

Em algumas regiões da Suécia, o horário de trabalho é de seis horas por dia desde 2015, uma solução que tem apresentado resultados positivos na produtividade das empresas abrangidas pela medida.

FONTEobservador.pt
COMPARTILHAR