Depois da queda registada no início desta semana, que foi a primeira de 2018, os preços dos combustíveis vão voltar a subir em Portugal a partir da próxima segunda-feira. As subidas só não serão mais acentuadas porque o euro voltou a ter uma semana de ganhos face ao dólar, o que reduz(pelo menos para já) a factura dos portugueses na hora de abastecer o automóvel.
A moeda europeia acumula uma valorização próxima de 2% esta semana e chegou a transaccionar acima dos 1,25 dólares, um máximo desde Dezembro de 2014, uma tendência que irá inverter-se, bastando para isso que o dólar suba de cotação. (não houve um imposto que era para ser temporário, e que passou a definitivo? talvez fosse de bom tom remover esse imposto agora…ou então não aumentar os preços até perfazer o valor do mesmo…a tal palavra honrada…)
Fazendo as contas aos aumentos de preços do acumulado deste ano, o gasóleo vai ficar 3,2% mais caro do que no último dia de 2017, enquanto na gasolina a subida de preços é de 2,8%. Fonte do sector revelou que os preços e a dimensão da actualização dos mesmos depende de cada posto de abastecimento e da zona onde se encontra.