Um utente com 82 anos realizou uma operação na passada terça-feira, que supostamente seria simples. O paciente sofria de várias doenças e precisava de amputar a perna esquerda, no entanto os médicos enganaram-se e amputaram-lhe a direita.
Inicialmente, o homem não reparou no erro devido a problemas relacionados com a doença e o hospital afirma que, antes de iniciar a operação, pediu a confirmação da amputação da perna direita, mas o homem terá pronunciado sílabas incompreensíveis.
“Estamos profundamente chocados que na terça-feira, 18 de maio, apesar dos padrões de garantia de qualidade, a perna errada de um homem de 82 anos foi amputada”, disse a clínica, acrescentand que “o erro foi percebido pela primeira vez durante a troca de um curativo na quinta-feira de manhã”.
De acordo com a Agência Reuters, o diretor clínico, Norbert Fritsch, da clínica Freistadt, na Áustria, já pediu desculpas publicamente pelo erro e afirmou que foi “resultado de uma sequência de circunstâncias infelizes” e um inquérito interno foi aberto.
O idoso já recebeu apoio psicológico e a será submetido a uma nova operação para remover a perna esquerda no mesmo hospital, no entanto a sua aprovação ainda está pendente.