Combustíveis sobem há nove semanas seguidas, o preço já é o mais alto desde 2014

Os preços da gasolina e do gasóleo estão já aos níveis mais altos dos últimos quatro anos. É preciso recuar à primeira metade de 2014 para se contabilizar valores tão elevados. Na prática, encher um depósito de 50 litros de gasolina custa hoje 78,2 euros, mais 14 euros do que em fevereiro de 2016, quando os preços atingiram um mínimo de 1,285 euros o litro. As contas são ainda mais pesadas no gasóleo: um depósito fica em 67,40 euros, mais 17 euros do que há dois anos.

E a escalada dos combustíveis pode não ficar por aqui. É que o petróleo Brent, a referência para as importações de Portugal, ultrapassou ontem 80 dólares o barril, pela primeira vez desde novembro de 2014. O peso do crude no preço final dos combustíveis é da ordem dos 25% a 30%.

Todos estes números são “para inglês ver”, pois basta uma pequena pesquisa para percebermos que a matéria prima estava bem mais cara em 2011, quando o litro da gasolina era mais barato do que actualmente:

Pior, se tivermos em conta os salários vs preço do combustível, e as taxas cambiais, podemos mesmo afirmar que temos os combustíveis mais caros do mundo!

Percebe agora porque governantes e altas figuras falam tanto de futebol? Porque dá jeito entreter as pessoas para as distrair da realidade, e a realidade é que o povo português é aquele tipo de povo que é capaz de invadir um centro de treinos, mas não é capaz de se organizar para reclamar sobre os mais de 70% de imposto que paga por litro de combustível.

COMPARTILHAR