O alerta deve ser levado a sério, os primeiros sinais estão à vista! Podem mesmo vir a faltar alguns bens essenciais, é preciso que saiba precaver-se!Existem precauções que devem ser tomadas pela população em geral, mas especialmente por quem vive nas zonas mais isoladas ou montanhosas. Saiba mais:
As previsões meteorológicas para este inverno já estão aí e não são nada animadoras. Depois de um verão quente como há muito não tínhamos, o inverno virá “em força”. Especialistas prevêm mesmo que será o mais frio desde pelo menos há 100 anos! O frio fora do comum será acentuado por deslocações de massas de ar do Ártico com maior frequência do que o habitual, o que juntamente com a a baixa exposição solar que caracteriza alguns dos meses do ano, irá resultar num inverno bem gelado!
O meteorologista alemão Dominik Jung vai mais longe e aconselha mesmo: “Comprem casacos e roupas quentes, pois o frio que aí vem é o mais intenso do que a maioria de nós temos memória”. Dominik adianta ainda que as condições inóspitas serão mais sentidas nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Elena Volosiouk(Centro meteorológico Fobos) esclareceu que o sistema solar, de tempos a tempos sofre algumas mudanças:
“Este fenómeno está relacionado com o fluxo das massas de ar, quando estas passam pelo Oceano Atlântico atingem o continente de uma forma mais moderada, o inverno é mais brando e há muitos degelos, nos últimos invernos isso não tem acontecido. Se bem se recordam até tivemos ciclones que causaram queda de neve e granizo em locais onde isso já não ocorria há várias décadas
É prematuro ainda associarmos estas previsões ao arrefecimento global e a uma possível “mini era glaciar” pois estas mudanças nos fluxos de massas de ar, por norma, estão associadas à actividade solar(erupções solares)”.
Precauções especiais a tomar(para quem vive em zonas montanhosas, de difícil acesso, idosos, etc…):
- Abasteça-se de bens essenciais(água, lenha ou combustível para se aquecerem caso hajam falhas na distribuição eléctrica, tenha uma reserva de comida enlatada para pelo menos 1 semana).
- Tenha à mão agasalhos, casacos, cobertores, roupa quente.
- Ter um rádio a pilhas é essencial para saber as notícias caso a corrente eléctrica falhe, e as estradas fiquem cortadas.
- Tenha perto de si uma lanterna também a pilhas