Dez distritos em alerta laranja!As temperaturas máximas vão cair e prevê-se chuva e ventos fortes para o fim-de-semana. Tome as devidas precauções! Nos Açores ventos de 151 km/h e ondas gigantes!
A meteorologista do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Cristina Simões, explicou o que podemos esperar do tempo para o fim-de-semana, e as previsões não são as melhores.
“Para sábado e domingo teremos um agravamento do estado do tempo. Temos a aproximação de um sistema frontal ao território do continente que nos traz chuva mais persistente para a tarde de sábado e final do dia de sábado. Vamos ter também uma intensificação do vento e agitação marítima”, revelou a meteorologista.
A depressão Carlos já chegou às ilhas açorianas das Flores e Corvo com ondas gigantes e ventos até 151 km/hora. De acordo o Centro do Clima da Universidade dos Açores, o grupo Ocidental do arquipélago sentiu, nas últimas horas, os efeitos da passagem da tempestade, principalmente, a ilha das Flores.
Em Portugal continental, dez distritos vão estar, igualmente, entre hoje e segunda-feira sob aviso laranja e amarelo devido também à previsão de agitação marítima forte.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja (ente as 21h00 de hoje e as 12h00 de domingo) devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.
O agravamento do estado do tempo começa no sábado, mas vai continuar até domingo, especialmente no litoral e nas terras altas.