Vamos ter noites tropicais com 30 graus, e dias do deserto com os termómetros a passarem os 50 graus nalgumas localidades do país, o anticiclone dos Açores regressou a casa. Mas nem é uma onda de calor, nem o verão veio para ficar.
Os próximos dias trazem a Portugal temperaturas que podem aproximar-se dos 50ºC em algumas cidades do Alentejo e madrugadas com o mercúrio a roçar os 30ºC às onze da noite. Isso. Leu bem. Noites tropicais. E dias do deserto. É isso que diz o comunicado publicado esta terça-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Essa subida de temperatura não é uma onda de calor, aquela de que toda a gente está a falar e de seguramente vai continuar a ouvir até pelo menos domingo. Nem sequer significa que o verão veio mesmo para ficar.
Os meteorologistas preveem que “valores da temperatura máxima estejam acima dos valores normais para a época“. Sim, isso é mais que certo. A maior parte do país vai registar temperaturas por volta dos 35ºC durante o dia mas o interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa pode chegar a valores entre os 40ºC e os 45ºC a partir desta quinta-feira. E até o Algarve, que vai ser a região portuguesa com temperaturas mais baixas nos próximos dias, andará sempre acima dos 30ºC.
Veja no seguinte mapa que temperatura vai estar onde você se encontra: