O país vai entrar em alerta vermelho, não saia de casa e alerte os seus amigos e familiares! Portugal colocou a maior parte do seu território este sábado em alerta vermelho até à chegada do furacão Leslie, que pode ser o mais poderoso a atingir o país desde 1842, antes de seguir para Espanha.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomendou que a população se afastasse das áreas costeiras e evitasse deixar as suas casas, afirmando que a noite de sábado para domingo seria o período mais crítico.
Espera-se que os ventos e as chuvas do furacão comecem na região de Lisboa às 18:00, hora local, informou o Instituto Meteorológico Português.
Deveria então “se deslocar a uma velocidade de 60 km h para o noroeste, perdendo a sua intensidade para passar para a categoria de tempestade pós-tropical”, acrescentou o instituto.
De acordo com os registos meteorológicos citados por sites de notícias especializados, Leslie seria o furacão mais poderoso a chegar a Portugal desde 1842, desde essa altura apenas cinco furacões chegaram a essa parte do Oceano Atlântico.
Em 2017, ventos fortes e a onda de calor provocada pelo furacão Ofélia, em Portugal e na região espanhola da Galiza, alimentaram incêndios florestais que mataram cerca de 40 pessoas.
De acordo com um comunicado divulgado no sábado pela Agência espanhola Meteorológica AEMET, o furacão Leslie deve chegar na Espanha no domingo de manhã, o que pode causar rajadas de vento de 100 km/h de oeste.