Beber vinho todos os dias não só limpa o cérebro, mas também ajuda a reduzir o risco de demência, revela um novo estudo, feito na Universidade de Rochester, em Inglaterra.
O autor do estudo, o Dr. Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester, disse: “A ingestão prolongada de quantidades excessivas de etanol é conhecida por ter efeitos adversos no sistema nervoso central. “No entanto, neste estudo mostrámos, pela primeira vez, que doses baixas de álcool são potencialmente benéficas para o cérebro, ou seja, podem melhorar a capacidade do cérebro de remover os substâncias inúteis”.
O ensaio feito com ratos, que foram expostos ao equivalente a cerca de dois copos de vinho por dia, mostra que eles ficaram mais eficientes na remoção de resíduos inúteis no cérebro, que estão associados à demência.
Os investigadores não mencionaram que tipo de vinho é mais eficaz para “limpar” o cérebro, mas revelaram que consumir outros tipos de álcool, incluindo cerveja, provavelmente terá o mesmo impacto, como conta o Daily Mail.