Praticar actividades de curta duração, como limpar a casa ou subir escadas por pelo menos dez minutos, traz os mesmos benefícios para a saúde do que exercícios intensos no ginásio durante longos períodos. É o que afirma o estudo da Universidade de Boston. As informações foram publicadas no jornal Daily Mail.
Os pesquisadores analisaram 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos. Durante a pesquisa, os participantes usaram um acelerómetro, uma espécie de sensor que permitiu acompanhar todas as suas actividades.
Foram comparadas pessoas que praticavam actividades diárias ou exercícios físicos com outras que não faziam qualquer exercício. No final do estudo, foi concluído que os benefícios encontrados na prática de actividades diárias, como limpar a casa, subir as escadas ou lavar o carro, durante cerca de dez minutos, foram semelhantes ao de exercícios mais intensos, como os efectuados num ginásio.
De acordo com os cientistas, essa descoberta é um incentivo para aqueles que não têm tempo suficiente para se exercitar depois de um longo dia de trabalho. Eles afirmam ainda que a pesquisa é importante para diminuir o sedentarismo e fazer com que as pessoas se tornem mais activas.
Para se movimentar, você não precisa passar horas e horas no ginásio (às vezes contra a própria vontade). Ficou provado que a queima calórica não está somente associada ao exercício físico, mas também ao movimento do dia a dia, e traz os mesmos benefícios à saúde.
De acordo com endocrinologista Filippo Pedrinola, é mais importante mexer o corpo o dia todo do que apenas transpirar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma secretária. Opções para se movimentar não faltam:
- Use as escadas em vez do elevador
- Saia para almoçar ou fazer compras a pé
- Estacione o carro longe do local de trabalho
- Alongue os músculos várias vezes ao dia
- Use um pedómetro (contador de passos, o ideal seria dar 10.000 passos por dia, que equivale aproximadamente a 6 km)