Vasile Gorgos está a fazer manchetes por todo o mundo, isto porque o idoso de 93 anos, regressou a casa depois de ter estado desaparecido mais de 30 anos, e precisamente com a mesma roupa que vestia quando desapareceu. No bolso trazia ainda o bilhete da viagem de comboio que fez (no último dia que foi visto pela família).
Foi em 1991 que Vasile Gorgos recebeu uma chamada para tratar de negócios noutra cidade. Na altura disse à mulher que a viagem não demoraria mais que umas horas, e supostamente apanhou o comboio de Ploiest para Bacau, na Roménia. Vasile não tornou a aparecer.
A família e os amigos realizaram buscas durante anos…como nunca o encontraram nem sequer havia pistas, Vasile foi dado como morto e fizeram-lhe um funeral simbólico, por forma à família e os amigos (convictos que ele teria morrido de alguma forma, ainda que estranha…) pudessem fazer o luto.
Mas eis que a 29 de agosto de 2021 Vasile reapareceu, com a mesma roupa vestida, e com o bilhete de comboio que tinha comprado.
O reaparecimento naquelas circunstâncias surpreendeu tudo e todos, mas foi quando o questionaram onde tinha andado que veio a surpresa maior, o idoso respondeu que esteve aquele tempo todo em casa!
A família não se conformou e julgou que o idoso estava senil, pelo que foram com ele ao médico. Após um “check-up” os médicos concluíram que estava tudo bem com Vasile, e que apesar de alguns problemas próprios da idade, a sua saúde física e mental estava em bom estado.
As autoridades ainda não têm respostas para o estranho caso, apenas sabem que o idoso chegou a casa de carro, mas não conseguiram determinar onde é que ele esteve estes anos todos.
O mistério está a dar azo a algumas teorias, entre as quais, de que Vasile terá sido raptado e alvo de algum tipo de experiência. Ninguém, nem mesmo o próprio Vasile parece saber o que se passou…certo é que ele perdeu 30 anos da vida, como se tivesse estado em coma!