Eram perto de 50, alinhados em “fila indiana”, os pontos de luz que causaram estranheza, e até causaram algum alarme, a quem teve a oportunidade de, entre as 21h00 e as 21h30 de quinta-feira, olhar para o céu na zona da Grande Lisboa.
Mas os “OVNIs” avistados, nada mais eram do que um “comboio” de satélites da Starlink. O projeto Starlink é um projeto do milionário Elon Musk, que investiu 10 mil milhões de euros em 12.000 satélites. O projecto pretende levar a internet de banda larga aos lugares mais remotos do mundo.
Os dispositivos giram em torno da Terra a uma altitude de 550 quilómetros. Eles seguem a mesma rota, não muito longe um do outro, e têm uma luz branca contínua, o que faz com que possam ser observados numa noite clara, como se fossem estrelas em movimento.
Um site especializado em seguir satélites, refere que o “comboio de satélites” pode ser novamente visto na Grande Lisboa, no dia 21 de abril, às 05h22 (sentido sul para nordeste), mas até segunda-feira pelo menos, será observado, com menor visibilidade, entre as 21h00 e as 05h00.