Mais de 2 mil condutores multados por causa de problemas nas chapas de matrículas

Houve um aumento de contra-ordenações por problemas nas matrículas nos primeiros seis meses do ano. Segundo o Jornal Público foram multados 2.136 condutores até Junho, ou seja mais 248 contra-ordenações face ao mesmo período do ano passado.

A maioria das multas foi registada nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. A PSP diz desconhecer a razão concreta para este aumento, acrescentando também que não existe forma de saber se as multas aumentaram devido a mais fiscalização, ou a uma maior circulação de carros.

Esclarecem ainda que o tipo mais comum de contra-ordenação é o não cumprimento dos termos da lei, que define o tamanho dos números e letras e o espaço entre eles. Este aumento de contra-ordenações coincidiu com a entrada em vigor do novo modelo de matrículas.

Verifique se as matrículas do seu carro cumprem os requisitos

O mais recente modelo de matrículas para os veículos entrou em vigor a 2 de março passado e há várias novidades em relação às chapas anteriores. As alterações vão para além de uma nova ordem de caracteres de duas letras, dois números, duas letras; já não tendo traços a separar estes grupos nem a barra com o mês e o ano de registo.

A GNR descreve no seu Facebook a “nova matrícula ao milímetro” para que todos os condutores possam circular com as novas chapas de acordo com a nova regulamentação:

“A disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente e o espaçamento deve ser:

  • – de 20mm entre grupos, sem traços separadores
  • – de 10mm entre carateres do mesmo grupo

De salientar, que as chapas de matrícula dos veículos em circulação mantêm-se em uso, sem obrigatoriedade (embora com possibilidade) de substituição.”

FONTEsicnoticias.pt
COMPARTILHAR