É o avião com maior envergadura alguma vez construído, e a expectativa pelo primeiro vôo era muito grande. O vôo inaugural correu sem problemas! O avião com a maior asa alguma vez construída teve o seu baptismo de voo este sábado de manhã. É um gigante de 226 toneladas, 72 metros de comprimento, dois cockpits e uma asa que mede 117 metros(como termo de comparação um campo de futebol tem 105 metros de comprimento).
O avião foi projectado para subir até aos 35.000 pés (10.668 metros), altitude a que serão lançados foguetões para entrar em órbita.
O custo do avião mais largo do mundo não foi divulgado, mas são conhecidos outros detalhes. Para torná-lo mais forte e leve, o modelo é feito, em grande parte, em fibra de carbono em vez de alumínio. Para poupar dinheiro na criação de novos motores e mecanismo de aterragem, o avião é equipado com seis motores e 28 rodas que foram originalmente projectados para os Boeing 747.
The world’s largest airplane takes flight! @Stratolaunch @NASASpaceflight #stratolaunch pic.twitter.com/jmLs3mpztn
— Jack Beyer (@thejackbeyer) April 13, 2019
Assim que esteja totalmente operacional, testado e certificado, o modelo da Stratolaunch vai transportar um foguetão carregado com um satélite. O facto de passar a ser possível colocar pequenos satélites no espaço através de aviões vai baixar bastante o custo destas operações.