Pessoas com mais de 40 anos só devem trabalhar 3 dias por semana! É o que dizem os especialistas!

Os resultados do estudo não deixam margem para dúvidas! É a ciência que o diz! Será que pessoas mais velhas têm um rendimento mais baixo no trabalho? Depende. Segundo um estudo publicado no Melbourne Institute Worker Paper, da Austrália, funcionários com mais de 40 anos têm o desempenho reduzido quando trabalham mais de três dias por semana.

A pesquisa foi feita da seguinte forma:

  • Analisaram 3.500 mulheres e 3.000 homens voluntários
  • Observaram as habilidades de cada participante, como raciocínio abstrato, memória e raciocínio executivo
  • Mediram o desempenho cognitivo para concluir a eficácia do trabalho

Resultado: as atividades foram bem realizadas por todos quando trabalharam até 25h por semana.

No entanto, quando os funcionários tiveram que trabalhar por 55h semanais, os mais velhos, acima de 40 anos, apresentaram uma queda no rendimento.

O motivo? Simples: fadiga e stresse.

Segundo um dos principais autores do estudo, o professor Colin McKenzie, o nível de estimulação intelectual depende das horas de trabalho. Mesmo que o trabalho estimule a atividade cerebral, também devemos levar em consideração que ele pode causar cansaço extremo.

Trabalhar mais de 30 horas por semana pode ter um impacto negativo na saúde cerebral dos homens de meia idade. O curioso é que isso varia de país para país.

Não podemos, por exemplo, desconsiderar a qualidade de vida. Quanto mais ar puro, sensação de segurança, boa alimentação e satisfação, melhor para o cérebro de quem ainda está na ativa.

Ou seja, os fatores externos também influenciam o funcionamento do cérebro. Isso não quer dizer que, se você mora numa cidade maravilhosa, então pode trabalhar de forma integral por muito e muitos anos.

É difícil dizer como o excesso afeta negativamente a cognição. Isso porque deve-se analisar o tipo de trabalho, a quantidade de horas semanais…

Uma dica: escolha uma profissão com base nas suas habilidades cognitivas. Escolha um ambiente que deixe você feliz. Realizar tarefas que não gosta ou que você tenha grandes dificuldades é terrível, principalmente por mais de 30h e quando se chega a certa idade.

O estudo australiano mostrou que, já a partir dos 40 anos, nós sentimos os impactos do trabalho integral. Agora imagine uma pessoa com mais de 60. Não tem como ser benéfico, ainda que o governo diga o contrário.

COMPARTILHAR