A direcção de informação da RTP, liderada por Maria Flor Pedroso (que por coincidência é prima de António Costa) decidiu encurtar o programa “Sexta às 9” para 20 minutos, após as recentes reportagens, que uma vez mais, trouxeram à baila casos de alegada corrupção no PS.
Quem assistiu ao programa de ontem deve ter estranhado que apenas tenha havido espaço para um tema: a continuação da história da semana passada sobre a polémica autorização de exploração de lítio nas aldeias de Rebordelo, Morgade e Carvalhais. Antes das eleições, o programa dirigido pela jornalista Sandra Felgueiras apresentava mais do que uma reportagem.
A polémica continua, seja à volta do tema dos contratos, seja pelas “barreiras” impostas ao programa que se tem revelado, ao longo do tempo, um incómodo para o actual Governo.
O primeiro programa de Sandra Felgueiras, depois das férias forçadas, emitido na semana passada, já depois das eleições, resultou numa troca de galhardetes entre o secretário de Estado João Galamba e a jornalista (ver aqui).
A verdade é que o programa continua a mexer com alguns assuntos que deixam os membros do Governo desconfortáveis, e isso trás-nos à memória o caso de Manuela Moura Guedes, que também levou com uma “rolha”, era José Sócrates primeiro-ministro na altura.