Três novos sismos foram sentidos na ilha do Faial, nos Açores, desde a noite de sexta-feira, com intensidades superiores a 3 na escala de Richter, divulgou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O evento mais recente ocorreu às 08h06 (hora local, mais uma nos Açores), com «magnitude 3,4 (Richter) e epicentro a cerca de 24 quilómetros a oeste/noroeste do Capelo, ilha do Faial».
Segundo o CIVISA, «o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nas freguesias do Capelo, Castelo Branco e Praia do Norte», tendo ainda sido sentido «com intensidade III nas freguesias de Cedros, Salão, Praia do Almoxarife, Matriz e Angústias», na ilha do Faial. Mas este foi apenas o primeiro de outros sismos registados no Faial.
Os outros sismos registados no espaço de dias
No sábado às 22h54, tinha sido registado também um sismo com magnitude de 3,4, na escala de Richter, «com epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo», tendo sido sentido com intensidade máxima III/IV, na escala de Mercalli modificada, na freguesia de Castelo Branco e com intensidade III na freguesia de Praia do Norte.
O maior dos três eventos ocorreu durante a madrugada, às 01h41, com magnitude de 3,9, na escala de Richter, e epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste do Capelo. Segundo o CIVISA, este sismo foi sentido com intensidade de III/IV, na escala de Mercalli modificada, nas freguesias de Feteira, Salão, Flamengos, Angústias e Matriz e com intensidade III nas freguesias de Ribeirinha e Pedro Miguel, na ilha do Faial, tendo ainda sido sentido com intensidade III em São Roque, na ilha Pico.
População deve estar preparada
A «população deve estar preparada». «Não devemos dizer que não há motivo para alarme, como também não devemos dizer o contrário. A população deve estar preparada, vivemos num arquipélago que é sismicamente e vulcanicamente ativo. Por isso, quem reside nos Açores deve ter os seus cuidados», considerou.