Talvez no nosso país isso seja apenas um sonho, mas na Alemanha é uma realidade, pois um tribunal determinou que a ressaca é uma doença, depois de uma empresa ter promovido um suplemento que pretendia aliviar os efeitos.
O Tribunal Superior de Frankfurt concluiu que o que o suplemento prometia era um pouco enganador, pois a empresa alegava que os sintomas da ressaca desapareceram completamente.
Foi o que o tribunal emitiu um parecer: “As informações sobre um alimento não devem atribuir nenhuma propriedade de prevenção, tratamento ou cura a uma doença humana ou dar origem à impressão dessa propriedade.”
“Por uma doença, deve-se entender até pequenas interrupções ou temporárias no estado normal ou na actividade normal do corpo”. Isso, segundo o tribunal, inclui o cansaço, náusea e dores de cabeça associados às ressacas, e que a empresa, que não foi mencionada na decisão, afirmou que seus remédios e pós poderiam curar.
Portanto, o tribunal solicitou que interpretassem a ressaca como uma doença que deve ser tratada como um distúrbio menor ou temporário das condições normais do corpo. Segundo o tribunal, os efeitos da ressaca vão além de algo normal no organismo, embora isso seja causado pelo consumo de álcool.
Portanto, pelo menos na Alemanha, a ressaca é uma doença e pode ser um motivo para não comparecer ao trabalho. De salientar que a decisão ocorre poucos dias após o início do festival anual de cerveja da Oktoberfest, em Munique, o que deixa antever que vai haver muita gente a faltar ao trabalho…