TVI apanha carro de ministro a 200 km/h na A2

O caso remonta a segunda-feira, 5 de Julho, pelas 15:30. Num BMW Série 5 deste ano, o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, circulou numa estrada nacional a quase 160 km/h e na auto-estrada a 200 km/h.

Este é um dos casos em que as imagens falam por si. Num BMW Série 5 de 2021 seguia o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, quase a 160 km/h na estrada nacional, com o piso em mau estado, que dá acesso à A2, à saída de Beja.

Mais à frente, e já na auto-estrada, a aceleração é evidente. Primeiro, nos 170, depois nos 190 e, finalmente, o carro que leva o ministro do Ambiente atinge os 200 km/h e assim permanece durante vários quilómetros.

Numa situação normal, esta infracção muito grave prevê a perda da carta de condução por um período mínimo de dois meses e máximo de dois anos, a perda de 4 pontos da carta e ainda uma coima entre os 300 e os 1.500 euros.

Só depois de quase uma hora a infringir o código da estrada, e já a 200 km/h, é que o motorista liga as luzes para assinalar marcha de urgência, sem qualquer justificação. Afinal, é apenas um ministro a sair de um evento e a regressar a Lisboa onde já não tinha qualquer agenda. Ou seja, Matos Fernandes não ia em qualquer serviço urgente de interesse público, como prevê a lei para casos excepcionais.

FONTEtvi24.iol.pt
COMPARTILHAR