O dispositivo irá ler automaticamente a velocidade máxima da via, e ajustar a velocidade do veículo de acordo com isso. Outros sistemas tais como travagem automática, alcoolímetros e caixas negras passarão a equipar todos os carros de série vendidos na União Europeia.
De acordo com um estudo revelado esta segunda-feira pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias. António Avenoso, diretor executivo do ETSC, defende que a solução passa por, tal como os cintos de segurança, os limitadores automáticos de velocidade devem ser instalados em todos os carros como standard e não como um extra opcional.
“Tecnologias inteligentes, com eficiência de custos e comprovadas, tais como a travagem automática de emergência e a assistência inteligente de velocidade poderiam ser tão importantes para salvar a vida de crianças como os cintos de segurança.”
António Avenoso, director executivo do ETSC
A Comissão Europeia deverá anunciar uma atualização dos regulamentos de segurança automóvel já no próximo dia 2 de maio que deve prever que todos os carros tenham limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e caixas negras para registar tudo o que aconteceu antes de um eventual acidente.
Outra das propostas em análise pela União Europeia é o limite de velocidade nas zonas urbanas que poderá ser de 30km/h. O que pensa o leitor sobre estas medidas?